top of page
AS ESTRELAS
NOSSA ESTRELA - O SOL
   
Numa definição bem simples, podemos dizer que estrela é uma esfera gigante e luminosa, composta de gases quentes e ionizados chamados de Plasma. A forma esférica das estrelas é mantida graças à ação da gravidade. As estrelas não duram para sempre, mais na frente veremos que as estrelas nascem, vivem e morrem. O brilho das estrelas é oriundo da fusão nuclear do hidrogênio, que existe nos seus núcleos, essa fusão ocorre durante uma parte da vida das estrelas, transforma o hidrogênio em hélio, produz uma enorme quantidade de energia, que é lançada ao espaço. 
A grande maioria dos elementos químicos encontrados na natureza foram criados pelas estrelas nesse processo de fusão nuclear e nucleossíntese estelar. 
A estrela mais próxima de nós é o Sol, que é a fonte de energia e vida em nosso planeta. A parte do Sol que vemos, com a vista devidamente protegida,  é a Fotosfera. As outras partes são detectadas somente através de equipamentos especiais e sondas espaciais projetadas para observação em outros comprimentos de onda. As famosas manchas solares estão localizadas na Fotosfera e podem ser observadas com pequenos telescópios adaptados com filtros para observação solar ou por projeção em um anteparo através de uma luneta refratora. Não se deve olhar diretamente para o Sol, é altamente prejudicial à visão, podendo levar à cegueira. 
bottom of page