
A Quinca, O Pitite e o Albireo
A Quinca e o Pititi são duas crianças que fazem uma Viagem Sideral passando bem pertinho dos planetas do Sistema Solar, das Galáxias, das Nebulosas e até dos Buracos Negros. Seguindo a orientação do ALBIREO, o super computador de bordo, elas vão aprender muito sobre esses e outros objetos astronômicos.
Mas..., a meio caminho, acontece algo INCRÍVEL - eles encontram uma BRUXA CÓSMICA!! Que se apresenta como uma FADA...
NÃO PERCAM essa incrível aventura!!
A Astronomia Asteca e os 5 Sois
Essa interessante sessão mostra ao visitante o importante papel que a observação astronômica desempenhou na evolução das antigas culturas do México central. A apresentação destaca como os "mexicas", sendo o último povo a chegar a Anahuac, herdaram o conhecimento calendário astronômico das culturas antecessoras e os aplicaram para fundar a capital de seu império: Tenochititlán. Imagens com resolução 4K em projeções Full Dome (em toda a cúpula) e sons vibrantes transportam o espectador pra uma cultura que ainda hoje vive no coração do povo mexicano. Venha conhecer como os povos antigos interpretavam o Universo e alguns fenômenos celestes. Além do Planetário Rubens de Azevedo, a sessão A Astronomia Asteca e os 5 Sois é exibida em mais de 40 países.
Os Sons do Sistema Solar
Com essa sessão, apresentada através de imagens com altíssima resolução 4K, em projeção Full Dome (em toda a cúpula - 360º x 180º), O planetário Rubens de Azevedo pretende corrigir uma falha no tocante a inclusão – promovendo um momento de entretenimento e cultura para seus visitantes incluindo aqueles com deficiência visual. Será um lançamento mundial em língua portuguesa.
A sessão faz uma fantástica viagem pelo Sistema Solar usando sons especiais, produzidos em alta qualidade e adaptados para que todos os visitantes recebam as informações sobre os planetas de forma lúdica.
O gênio Johannes Kepler, astrônomo e matemático alemão (1571-1630), na sua obra de 5 volumes - Harmonices Mundi , já associara a música aos movimentos do planetas. Encarava a música como um alegoria da harmonia do mundo. Afirmava que “A Alma humana fica alegre ao escutar sons harmônicos, e mal-humorada ao escutar sons não harmônicos”.
Todos estão convidados a participar desse momento nos ajudando a cumprir nossa principal missão – divulgar ciência e cultura de forma lúdica.
Stella Nova
Vivemos num pequeno planeta localizado em algum lugar de uma galáxia chamada Via Láctea. Nele você come, você respira, você pensa, você vive.
Mas de onde veio toda a matéria que propicia nossa vida aqui na Terra?
A sessão STELLA NOVA convida o visitante do planetário a sair do escudo protetor da vida aqui na Terra e fazer uma viagem cósmica levando-os às profundezas do espaço, fornecendo interessantes respostas às questões da nossa origem!
Em uma visita à Nebulosa do Orion, vamos descobrir várias estrelas BEBÊS que estão se formando em uma estrela brilhante com seus planetas e luas como as do nosso sistema solar.
O Planetário afunda nas águas da jovem Terra. A vida surge. Nosso destino e nossa origem estão intimamente ligados com o nascimento e morte das estrelas.
O que é uma estrela? Como terminam suas vidas? Venham conferir!











