• Curta no Facebook
  • Instagram ícone social

SESSÕES DA NOVA PROGRAMAÇÃO PARA OS MESES DE OUTUBRO A DEZEMBRO DE 2019

PLANETÁRIO RUBENS DE AZEVEDO

 

 

QUINTAS E SEXTAS: AS 18h, 19h e 20h.

18h – VIAGEM NO FOGUETE DE PAPEL ( Sessão Infantil )

19h – EXPLORANDO O UNIVERSO ( Sessão Juvenil - Adulto )

20h – ORIGENS DA VIDA ( Juvenil - Adulto )

 

SÁBADOS E DOMINGOS: 17h, 18h, 19h e 20h.

17h – DUAS PEQUENAS PEÇAS DE VIDRO ( Sessão Infantil )

18h – EXPLORANDO O UNIVERSO ( Sessão Juvenil - Adulto )

19h – PASSAPORT PARA O UNIVERSO ( Sessão Juvenil-Adulto )

20h – O DEUS KIM E A ASTRONOMIA MAYA ( Juvenil-Adulto )

VALOR DOS INGRESSOS :  Meia = R$ 5,00    -   Inteira = R$ 10,00

Sessões de Planetário com projetores de última geração e projeções Full Dome

Viagem no Foguete de Papel

Três crianças fazem uma viagem imaginária em um "Foguete de Papel" pelo nosso Sistema Solar. Com uma linguagem adaptada para o público infantil, a sessão apresenta informações atualizadas do Sistema Solar através de imagens com alta resolução em projeção Full Dome (em toda a cúplua - 360º x 180º). Sessões as quintas e sextas as 18h. 

Explorando o Universo

Com uma linguagem simples, a sessão apresenta fundamentos de astronomia através de uma história de suspense: O "fantasma" de Galileu aparece e leva o público a uma fascinante viagem no tempo e espaço.

As observações de Galileu deram início a novas pesquisas que finalmente comprovaram as ideias de Copérnico e Kepler sobre o Universo.

Além dos fatos históricos, a sessão mostra o conhecimento atual sobre a estrutura do Universo e do nosso Sistema Solar. Uma perfeita combinação de projeção clássica de planetário com imagens digitais.

Origens da Vida

 

A sessão " Origens da Vida " apresenta as recentes descobertas sobre os princípios químicos da origem do Universo através do Big Bang. Trata das questões biológicas da origem da vida na Terra e das pesquisas sobre vida extraterrestre.

Com linguagem simples e fantásticas imagens, a sessão apresenta os novos conhecimentos sobre o nascimento, vida e morte das estrelas e dos sistemas planetários. Traz um olhar sobre o início da vida na Terra e a extinção dos dinossauros. "Origens da Vida" é uma viagem fantástica através do

tempo mostrando muitas descobertas feitas no passado recente e faz uma alerta para nossa consciência planetária. 

Duas pequenas peças de vidro

Dois estudantes adolescentes aprendem como o telescópio nos ajudou a entender nosso lugar no espaço e como os telescópios continuam a expandir nossa compreensão do universo.

A conversa deles com um astrônomo os leva a história do telescópio e as descobertas que essas ferramentas maravilhosas fizeram. Os estudantes viram como os telescópios funcionam. Eles exploram as Luas galileanas, anéis de Saturno e estrutura espiral de galáxias. Eles também aprendem sobre as descobertas de Galileu, Huygens, Newton, Hubble e muitos outros.

A sessão irá transportar o público do planetário para algums dos maiores

observatórios do mundo, bem como lugares de significado histórico. A trilha sonora foi gravado pela London Symphony Orchestra.

Passaporte para o Universo

Todos os dias, à medida que novas descobertas científicas revelam respostas aos mistérios cósmicos, nos perguntamos como nos encaixamos nesse vasto universo. Levando o público a uma viagem inesquecível de bilhões de anos-luz, Passaporte para o Universo é uma jornada incrível do nosso planeta natal até o limite do universo. O público voa sob os anéis de Saturno, no coração da Nebulosa de Órion, onde eles aprendem que são "coisas estelares", e saem para a vastidão do universo observável, experimentando esses e outros destinos cósmicos impressionantes como nunca antes possível. Usando a ciência real e a tecnologia de ponta para criar experiências imersivas que educam e inspiram, a sessão Passaporte para o Universo é um tour virtual sem precedentes que leva o público aos limites do universo e vice-versa. 

O DEUS KIM E A ASTRONOMIA MAYA

A noite é um olho escuro e brilhante… Obriga-nos a olhar e nos perguntar: O que fazemos aqui? Aonde vamos? Sob o olhar do céu, nos descobrimos pequenos, sozinhos. A escuridão que nos rodeia se abre à luz e observamos o céu. Descobrimos Noh Ek….Vênus Uh’….A lua, e da Terra, aparece à espreita, Balam… …um jaguar, que leva em sua pele as estrelas… Mas o princípio e fim de tudo, dita Kin: o Deus sol.

Em uma festa de cores e sons, Arqueoastronomia Maia: Observadores do Universo, fazem uma viagem por seis sítios arqueológicos maias: San Gervasio, Chichen Itzá, Uxmal, Edzná, Palenque e Bonampak, através dos quais o espectador é imerso num mundo de conhecimento maia sobre a importância das orientações de seus templos em relação à dinâmica celeste do sol, da lua e de Vênus. 

  • Curta no Facebook
  • Curta no Instagram

Planetário Rubens de Azevedo

Conteúdo e manutenção do site : Prof. Dermeval Carneiro

Fortaleza - Ceará - Brasil