A Quinca, o Pititi e o Albireo
A Quinca e o Pititi são duas crianças que fazem uma Viagem Sideral passando bem pertinho dos planetas do Sistema Solar, das Galáxias, das Nebulosas e até dos Buracos Negros. Seguindo a orientação do ALBIREO, o super computador de bordo, elas vão aprender muito sobre esses e outros objetos astronômicos.
Mas..., a meio caminho, acontece algo INCRÍVEL - eles encontram uma BRUXA CÓSMICA!! Que se apresenta como uma FADA...
NÃO PERCAM essa incrível aventura!!
Os Sons do Oceano Cósmico
Com essa sessão, apresentada através de imagens com altíssima resolução 4K, em projeção Full Dome (em toda a cúpula - 360º x 180º), O planetário Rubens de Azevedo pretende corrigir uma falha no tocante a inclusão – promovendo um momento de entretenimento e cultura para seus visitantes incluindo aqueles com deficiência visual. Será um lançamento mundial em língua portuguesa.
A sessão faz uma fantástica viagem pelo Sistema Solar usando sons especiais, produzidos em alta qualidade e adaptados para que todos os visitantes recebam as informações sobre os planetas de forma lúdica.
O gênio Johannes Kepler, astrônomo e matemático alemão (1571-1630), na sua obra de 5 volumes - Harmonices Mundi , já associara a música aos movimentos do planetas. Encarava a música como um alegoria da harmonia do mundo. Afirmava que “A Alma humana fica alegre ao escutar sons harmônicos, e mal-humorada ao escutar sons não harmônicos”.
Todos estão convidados a participar desse momento nos ajudando a cumprir nossa principal missão – divulgar ciência e cultura de forma lúdica.
Nascimento e Morte das Estrelas - ETA CARINE, uma Estrela Especial
Todos nós somos seres cósmicos e, tal como todos nós, as estrelas nascem e morrem.
A sessão NASCIMENTO E MORTE DAS ESTRELAS – ETA CARINAE UMA ESTRELA ESPECIAL, traz uma interessante abordagem, com o devido rigor científico, de como nascem e morrem as estrelas e galáxias.
Através de impressionantes imagens do universo, projetadas no formato FULLDOME em resolução 4K, a sessão leva o espectador a uma imersão numa viagem através do tempo e espaço retornando a 13, 7 bilhões de anos, à provável origem do Universo – o Big Bang.
Nesse momento especial, o visitante verá uma descrição desde a origem das estrelas, das galáxias, formação dos primeiros elementos químicos do Universo, surgimento das primeiras células vivas até o futuro do nosso Sistema Solar.
De forma inédita, o Planetário Rubens de Azevedo lançará uma sessão com participação especial de um dos mais importantes astrofísicos da atualidade – o Prof. Doutor Augusto Daminelli da Universidade de São Paulo. Daminelli é o principal pesquisador do fenômeno que ocorre com a estrela “moribunda” Eta Carinae e fará um relato, em linguagem simples, sobre a morte dessa estrela.
Se você deseja saber de onde viemos e para onde vamos, venha assistir a essa sessão.
Explorando o Universo
Com uma linguagem simples, a sessão apresenta fundamentos de astronomia através de uma história de suspense: O "fantasma" de Galileu aparece e leva o público a uma fascinante viagem no tempo e espaço.
As observações de Galileu deram início a novas pesquisas que finalmente comprovaram as idéias de Copérnico e Kepler sobre o Universo.
Além dos fatos históricos, a sessão mostra o conhecimento atual sobre a estrutura do Universo e do nosso Sistema Solar. Uma perfeita combinação de projeção clássica de planetário com imagens digitais FULL DOME em alta resolução.