
A Lenda da Princesa Acorrentada
​
A sessão apresenta uma das mais belas histórias das constelações da mitologia Greco/Romana: “Andrômeda - A Lenda da Princesa Acorrentada”.
Através de enredo evocativo que, pela primeira vez na história da programação educacional de planetários, une a magnífica experiência Full Dome com a ação dramática da forma cinematográfica. A apresentação usa uma gama completa de personagens (alguns realistas, alguns mitológicas), e coloca a ação em ritmo acelerado em cenários de fundo imaginativos e adiciona efeitos especiais deslumbrantes, a fim de contar uma história inspiradora e o céu noturno como você nunca viu antes.
Dois Pedacinhos de Vidro
​
Dois estudantes adolescentes aprendem como o telescópio nos ajudou a entender nosso lugar no espaço e como os telescópios continuam a expandir nossa compreensão do universo. A conversa deles com um astrônomo os leva a história do telescópio e as descobertas que essas ferramentas maravilhosas fizeram.
Os estudantes viram como os telescópios funcionam. Eles exploram as Luas galileanas, anéis de Saturno e estrutura espiral de galáxias. Eles também aprendem sobre as descobertas de Galileu, Huygens, Newton, Hubble e muitos outros.
A sessão irá transportar o público do planetário para alguns dos maiores
observatórios do mundo, bem como lugares de significado histórico.
A trilha sonora foi gravada pela London Symphony Orchestra.
Kaluoka'hina - O Recife Encantado
​
A sessão é uma emocionante aventura com projeções digitais FullDome em alta resolução, repleta de humor – um deleite para toda a família.
Um recife em perigo, um mistério sobre a Lua, dois peixes e a aventura de suas vidas. “Kaluoka’hina – O Recife Encantado” oferece uma história emocionante, cheia de humor e nos ensina de forma lúdica a proteger nosso meio ambiente. Kaluoka’hina, um recife tropical gloriosamente colorido, está enfeitiçado: não pode ser descoberto pelos homens. Os coloridos habitantes de Kaluoka’hina sempre viveram em paz, até o vulcão entrar em erupção e o feitiço ser quebrado. Agora cabe a Shorty e Jake restaurar a magia de Kaluoka’hina. A única pista deles: a antiga lenda que fala sobre tocar a lua.
Os Sons do Sistema Solar​
​
Com essa sessão, apresentada através de imagens com altíssima resolução 4K, em projeção Full Dome (em toda a cúpula - 360º x 180º), O planetário Rubens de Azevedo pretende corrigir uma falha no tocante a inclusão – promovendo um momento de entretenimento e cultura para seus visitantes incluindo aqueles com deficiência visual. Será um lançamento mundial em língua portuguesa.
A sessão faz uma fantástica viagem pelo Sistema Solar usando sons especiais, produzidos em alta qualidade e adaptados para que todos os visitantes recebam as informações sobre os planetas de forma lúdica.
O gênio Johannes Kepler, astrônomo e matemático alemão (1571-1630), na sua obra de 5 volumes - Harmonices Mundi , já associara a música aos movimentos do planetas. Encarava a música como um alegoria da harmonia do mundo. Afirmava que “A Alma humana fica alegre ao escutar sons harmônicos, e mal-humorada ao escutar sons não harmônicos”.
Todos estão convidados a participar desse momento nos ajudando a cumprir nossa principal missão – divulgar ciência e cultura de forma lúdica.
Mergulho no Oceano Cósmico
​​
TODOS NÓS FAZEMOS PARTE DO UNIVERSO. Devemos conhecê-lo bem. Pois cada astro a brilhar nesse Oceano Cósmico, esconde um segredo a esperar por nós.
A sessão MERGULHO NO OCEANO CÓSMICO, leva o espectador a uma fantástica viagem imaginária pelo tempo e espaço até os limites observáveis desse imenso Universo.
Com linguagem simples, o público vai aprender sobre os mais variados fenômeno astronômicos; desde o Big Bang aos planetas do nosso Sistema Solar; passando pelo Sol, Asteróides, Cometas, Buracos Negros, galáxias, Supernovas, Nebulosas, e espaço interestelar.
Com imagens em alta resolução - 4K, obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble, Agência Espacial Européia (ESA) e Observatório Europeu do Sul (ESO), o Planetário Rubens de Azevedo apresenta MERGULHO NO OCEANO CÓSMICO através de projeções FULLDOME, com equipamentos de ultima geração desenvolvidos pela empresa alemã Carl Zeis.
Você é nosso convidado para esse momento de imersão no Universo em que vivemos.
A Procura Pela Vida - Estamos Sozinhos?
​
Enquanto os humanos contemplarem o cosmos, nos perguntamos se estamos sozinhos no universo. As mitologias antigas e a ficção científica contemporânea apresentaram respostas imaginativas, mas como a ciência moderna aborda essa questão?
A sessão: A Procura pela Vida – Estamos sozinhos? explora essa pergunta intrigante, levando os visitantes a uma fascinante jornada pelo tempo e pelo espaço. Das profundezas dos oceanos da Terra até os confins do cosmos. Estuda os possíveis vínculos entre a vida na Terra e o potencial de vida em outros planetas.
A sessão apresenta imagens de tirar o fôlego! Com base em dados científicos avançados, ela transforma a nossa visão do cosmos, revelando inúmeros mundos que podem abrigar a vida.









.jpg)
