HISTÓRIA
DESDE 2010 | FORTALEZA-CE
Um planetário é considerado um dos maiores bens culturais de uma cidade e uma das melhores aplicações de recursos públicos para a inovação no ensino e difusão da Ciência e da Tecnologia.
É com orgulho que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abriga esta maravilha tecnológica que abre as portas para o mundo da informação, ciência, arte e cultura, dando um novo significado à palavra 'descobrir', fortalecendo as atividades turístico-educacionais de nosso estado.
O fascinante mundo da realidade virtual espera por você trazendo uma fantástica visão dos astros que irá surpreendê-lo com imagens em 3D.
O Planetário Rubens de Azevedo está equipado com projetores marca Carl Zeiss modelo Skymaster ZKP4 com Space Gate Quinto e Sistema PowerDome.
Todos os equipamentos foram fabricados pela empresa alemã Carl Zeiss AG, inventora do planetário, e há mais de 80 anos detém a tecnologia dos melhores planetários do mundo.
Os equipamentos são controlados por um conjunto de 8 computadores de última geração que permitem a exibição de imagens de alta qualidade em projeção FULL DOME (em toda a cúpula - 360º x 180º). A projeção de estrelas pelo ZKP4 é feita por tecnologia de fibras ópticas (patente mundial da Carl Zeiss), que reproduz com bastante fidelidade o Céu estrelado, imitando o Céu de uma cidade sem poluição luminosa.
O sistema de som é digital, surround sound com 6 canais, mesa de som digital com 24 canais e caixas acústicas que direcionam o som por toda a cúpula hemisférica.
Recepção dos convidados na noite da reinauguração no dia 30 de junho de 2010.
Coberto por uma cúpula de 11 metros de diâmetro abrangendo uma área total de 78m², o ambiente do Planetário obedece aos mais rigorosos critérios de segurança e conforto.
Com capacidade de 80 lugares sentados, em ambiente refrigerado, espaços reservados para pessoas portadoras de necessidades especiais, o Planetário Rubens de Azevedo atua no binômio turístico-pedagógico, oferecendo o que há de melhor em entretenimento e inovação no ensino.