• Curta no Facebook
  • Instagram ícone social

O Planetário Rubens de Azevedo está situado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Um complexo cultural de 30 mil metros quadrados que abriga museus, teatro, cinemas, auditórios, espaços para exposições, anfiteatro, passarelas, bares e restaurantes.
Localização:
Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema
60060-390 - Fortaleza-Ceará-Brasil
Telefone: +55 85 3488-8639
E-mail:planetaazevedo@gmail.com

Quem foi Rubens de Azevedo?

Clique nas fotos para conhecer o Patrono do Planetário

Um planetário é considerado um dos maiores bens culturais de uma cidade e uma das melhores aplicações de recursos públicos para a inovação no ensino e difusão da Ciência e da Tecnologia. 
É com orgulho que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abriga esta maravilha tecnológica que abre as portas para o mundo da informação, ciência, arte e cultura, dando um novo significado à palavra 'descobrir' , fortalecendo as atividades turístico-educacionais de nosso estado.
O fascinante mundo da realidade virtual espera por você trazendo uma fantástica visão dos astros que irá surpreendê-lo com imagens em 3D.

O Planetário Rubens de Azevedo está equipado com projetores marca Carl Zeis modelo Skymaster ZKP4 com Space Gate Quinto e Sistema PowerDome. 
Todos os equipamentos foram fabricados pela empresa alemã Carl Zeiss AG, inventora do planetário, e há mais de 80 anos detém a tecnologia dos melhores planetários do mundo.
Os equipamentos são controlados por um conjunto de 8 computadores de última geração que permitem a exibição de imagens de alta qualidade em projeção FULL DOME (em toda a cúpula - 360º x 180º). A projeção de estrelas pelo ZKP4 é feita por tecnologia de fibras ópticas (patente mundial da Carl Zeiss), que reproduz com bastante fidelidadade o Céu estrelado, imitando o Céu de uma cidade sem poluição luminosa. 
O sistema de som é digital, surround sound com 6 canais, mesa de som som digital com 24 canais e caixas acústicas que direcionam o som por toda a cúpula hemisférica.

Coberto por uma cúpula de 11 metros de diâmetro abrangendo uma área total de 78m², o ambiente do Planetário obedece aos mais rigorosos critérios de segurança e conforto.
Com capacidade de 80 lugares sentados, em ambiente refrigerado, espaços reservados para pessoas portadoras de necessidades especiais, o Planetário Rubens de Azevedo atua no binômio turístico-pedagógico, oferecendo o que há de melhor em entretenimento e inovação no ensino.

Após 11 anos trabalhando com o planetário marca Carl Zeiss AG, modelo Skymaster ZKP3, o  Planetário Rubens de Azevedo é reinaugurado com equipamentos de última geração - os projetores marca Carl Zeis AG, modelo Skymaster ZKP4 com Space Gate Quinto e Sistema PowerDome. 

A reinauguração ocorreu às 19h do dia 30 de junho de 2010 e, a partir dessa data, o Planetário Rubens de Azevedo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura passou a ser o mais moderno do Brasil.

Recepção dos convidados na noite da reinauguração no dia 30 de junho de 2010.

Governador Cid Gomes, Dermeval Carneiro (Diretor do Planetário) e Maninha Morais (então presidenta do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)

Dermeval Carneiro, Cid Gomes, Nirez Azevedo (irmão de Rubens de Azevedo) e Maninha Morais.

Planetário Rubens de Azevedo

Conteúdo e manutenção do site : Prof. Dermeval Carneiro

Fortaleza - Ceará - Brasil