• Curta no Facebook
  • Instagram ícone social

  Planetário Rubens de Azevedo

Astronomia

Nosso Sistema Solar

Escolha um Planeta ou outro Corpo Celeste para ver imagens atualizadas e suas principais características.

Ilustração: NASA

UNIÃO ASTRONÔMICA INTERNACINAL

NOVA DEFINIÇÃO DE PLANETA

 

Durante a 26ª Assembléia Geral da União Internacional de Astronomia, realizada na cidade de Praga na República Tcheca, A IAU decidiu que para um corpo celeste seja considerado planeta, o mesmo deve ter as seguintes características:

A - Estar em órbita em torno do Sol;

B - Ter massa suficiente para que sua gravidade o mantenha como um corpo rígido, em equilíbrio hidrostático, com forma aproximadamente esférica;

C - Tenha atraído outros corpos, limpando a sua vizinhança ao longo desua órbita. 

 

Os outros corpos do Sistema Solar que não possuem as características acima são classificados como: Planeta Anão, Plutóides e os Pequenos Corpos do Sistema Solar.

A palavra "PLANETA" vem do Grego e significa "ERRANTE".

Os gregos antigos observaram que alguns objetos celestes não permaneciam em posições "fixas" como as estrelas, eles se deslocavam no Céu ao longo do ano movimentando-se entre as estrelas. A esses objetos eles deram o nome de "ERRANTES" ou, "PLANETAS".

 

Naquela época só eram conhecidos 5 planetas, porque eram os únicos visíveis à vista desarmada (olho nu), eram eles: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

 

Os povos antigos associavam seus deuses com os astros. Observando as caractarísticas desses planetas, eles os relacionaram com os seguintes deuses:

Mercúrio - Hermes, o mensageiro dos deuses ( Mercúrio é o que se desloca mais rápido entre os planetas ); Vênus - Afrodite, a deusa da beleza ( Vênus é o mais brilhante entre os planetas. Conhecido como Estrela D'Alva ); Marte - Ares, o deus das guerras ( Marte se apresenta a olho nu com uma cor avermelhada ); Júpiter - Zeus, o deus dos deuses ( Júpiter é o maior entre todos os planetas ); Saturno - Cronos, o deus do tempo ( Saturno era o planeta visível a olho nu que se deslocava mais lento no Céu ).

Os planetas Urano, Netuno e Plutão foram descobertos bem mais tarde. 

Urano foi o primeiro planeta a ser descoberto através co telescópio, em 13 de março de 1781 pelo astrônomo inglês William Herschel.

 

Netuno foi descoberto através do cálculo matemático em 23 setembro de 1846. Muitos atribuem sua descoberta ao matemático francês Urbain Le Verrier. Mas, a descoberta de Netuno teve grandes e importantes contribuições de outros dois grandes astrônomos: o britânico John Couch Adams e o alemão Johann Gottfried Galle. Pluão foi descoberto através da fotografia astronômica em 21 de janeiro de 1930, pelo astrônomo americano Clyde Tombaugh. Em 26 de agosto de 2006, a IAU ( União Astronômica Internacional ), anunciou uma nova e definitiva definição para planeta, o que fez

Plutão deixar de ser considerado como planeta e passar a ser classificado como "Planeta Anão" ou "Plutóide" . 

 

Oficialmente, após anunciada a nova definição de planeta, o nosso Sistema Solar agora é composto por 8 planetas:

 

- PLANETAS INTERNOS OU ROCHOSOS: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

 

- PLANETAS EXTERNOS OU GIGANTES: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. 

Planetário Rubens de Azevedo

Conteúdo e manutenção do site : Prof. Dermeval Carneiro

Fortaleza - Ceará - Brasil