• Curta no Facebook
  • Instagram ícone social

  Planetário Rubens de Azevedo

Astronomia

Objetos do Céu Profundo As Estrelas

        OS NOMES DAS ESTRELAS

 

   A União Astronômica Internacional (IAU) é a entidade oficial responsável pela nomenclatura das estrelas. Muitas estrelas têm seus nomes originados em civilizações antigas tais como: caldeus, persas, sumérios, assírios, babilônios, árabes, chineses e outros. A IAU conservou vários desses nomes que são usados atualmente. Em sua maioria, as estrelas visíveis a olho nu possuem nomes de origem árabe e algumas têm nomes originado do latim. 
    Na organização das 88 constelações foi adotado um critério de tal modo que foram conservado os nomes tradicionais de várias estrelas e todas as estrelas das 88 constelações receberam uma designação obedecendo uma regra — em ordem de importância na constelação, a estrela é designada com uma letra do alfabeto grego seguido do nome genitivo da constelação, seguindo a ordem das letras do alfabeto grego — Alpha, Beta, Gamma, Delta, Epsilon, etc., por exemplo:
- Achernar, que em árabe significa “o fim do rio”, recebe a designação de Alpha Eridani, ela é a estrela mais importante da constelação do Eridano.
- Betelgeuse é a estrela mais importante da constelação do Orion, por isso ela é a Alfa do Orion 
, e sua designação é Alpha Orionis. Porém, ela não é mais brilhante do que Rigel, que é a segunda estrela mais importante do Orion, por isso sua designação é Beta Orionis(b Orionis). Notar que nem sempre a estrela mais importante é também a mais brilhante da constelação.
- Belatrix é a terceira estela mais importante do Orion, por isso sua designação é Gamma Orionis.
- Acrux, também conhecida como “Estrela de Magalhães”, é a mais brilhante e também a mais importante estrela da constelação do Cruzeiro do Sul portanto, sua designação é: Alpha Crucis.
    De Alpha a Ômega, o alfabeto grego tem 24 letras, ao terminar o alfabeto grego começasse a usar nas designações das estrelas o alfabeto latino de A a Z. Ao terminar o alfabeto latino começasse a usar os números.

     Veja nas ilustrações abaixo alguns exemplos de nomes de estrelas nas constelações a que pertencem. Na constelação do Orion, note os verdadeiros nomes das famosas "Três Marias".

Constelação do Orion

Constelação do Cruzeiro do Sul

Planetário Rubens de Azevedo

Conteúdo e manutenção do site : Prof. Dermeval Carneiro

Fortaleza - Ceará - Brasil